Portal do ServidorMUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Seminário de abertura da Semana do Servidor 2019 trata do tema “Qual o meu propósito?”

Evento contou com palestras do Diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado e do músico Thedy Correa

A abertura oficial da Semana do Servidor, realizada nesta segunda-feira (14/10), no UCS Teatro, contou com um ambiente leve e de muita reflexão. Servidores das diversas unidades de governo participaram do Seminário “Qual o meu propósito?” com as palestras “O propósito no serviço público” e “O impacto do seu trabalho na vida das pessoas”.

A secretária municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi, enfatizou as atividades realizadas pela secretaria na prestação de serviços de apoio para que os servidores possam desempenhar suas atividades com qualidade. A responsável pela pasta também destacou as motivações pessoais que fazem diferença no ambiente de trabalho.

“Quando identifico o propósito do meu trabalho, quando reconheço o que faz meu coração bater mais forte, percebo a importância do meu trabalho para o bem-estar da comunidade. Compreender qual o nosso propósito dá a tranquilidade para, mesmo em dias difíceis, encerrar o expediente com o coração leve, porque demos o nosso melhor, porque entendemos que compartilhamos verdade, amor e acolhimento”, destacou.
O primeiro tema foi abordado pelo professor doutor e diretor da Escola Superior de Gestão e Controle do Tribunal de Contas do Estado do RS, Sandro Trescastro Bergue. Ele tratou de aspectos que diferenciam a atuação no serviço público em relação ao privado e o papel do servidor perante a sociedade. “Ele não é um empregado da prefeitura, mas uma parcela da representação do Estado perante a sociedade”, disse. “É papel do servidor transformar a necessidade da sociedade em ação, ser efetivo, ouvindo a comunidade e buscando as articulações para fazer a entrega necessária, considerando essa diferença como substancial compreender que ele não é um empregado do órgão público, mas alguém que deve atender ao interesse público”, disse Bergue.

Fazendo uso de seu talento com a música, Thedy Correa, um dos fundadores da banda Nenhum de Nós, trouxe exemplos de gestão de pessoas, relacionando o tema com a história da banda, que mantém a formação e o mesmo empresário desde seu início, há cerca de 30 anos. O músico compartilhou histórias de fãs que tiveram suas vidas impactadas positivamente pelas letras das músicas. “O seu trabalho pode ajudar a transformar histórias, pode transformar a vida das pessoas”, destacou enquanto refletia sobre o tema com os servidores. Ele cantou sucessos da banda e acolheu todos que quiseram abraços, fotos e autógrafos ao final da apresentação.

Nesta terça-feira (15/10), acontece o bate-papo “Ser feliz: desafios e possibilidades”, no auditório da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma) e a oficina de Terrário, na Biblioteca Parque, junto ao Largo da Estação.

A 18ª Semana do Servidor é uma realização da SMRHL, por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, composta por representantes de diversas secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) e Câmara de Vereadores. O evento conta com ações formativas e de integração aos colegas e tem o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Metadados, Microlins, Gênese Treinamentos, Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer e Senar.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 15/10/2019

Curso Aperfeiçoamento em Gestão Pública capacita mais de 350 servidores em cargos de liderança

Aulas encerraram na última sexta-feira (11/10)

Ética, responsabilidade, gestão estratégica e gestão de projetos foram os temas abordados durante os encontros do Curso Aperfeiçoamento em Gestão Pública realizado pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) da Prefeitura de Caxias do Sul. A capacitação, direcionada para servidores com funções gratificadas estratégicas no planejamento e direcionamento dos serviços públicos, foi finalizada nesta sexta-feira (11/10). Ao longo do ano, cerca de 350 pessoas participaram dos encontros que trouxeram conceitos e modelos atualizados para a aplicação nas diversas áreas da gestão pública.

O curso foi uma maratona com 120 encontros que envolveu planejamento e dedicação por parte tanto dos organizadores como dos participantes da capacitação, em prol da melhoria no atendimento às demandas da comunidade caxiense. Os servidores foram divididos em 10 turmas. Cinco tiveram aulas nos meses de maio, junho e julho, as demais em agosto, setembro e outubro, com 42 horas/aula cada. O curso aconteceu na modalidade in company, com execução da Universidade de Caxias (UCS).

A titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi, contextualiza que, na organização social atual, o poder público tem uma grande responsabilidade na entrega contínua de serviços. “Temos uma diversidade de atividades e áreas a atender, de forma ininterrupta, em um contexto de evolução e mudanças que impactam nas atividades e nos relacionamentos. Faz parte de nossa missão oferecer subsídios para que os servidores desenvolvam suas atividades neste cenário”, destacou a secretária.

“Proporcionar o acesso às novas metodologias e atualizações na área de gestão oportuniza avanços nas decisões no ambiente profissional, além de nivelar os conhecimentos para que todos os setores avancem no desenvolvimento das suas atividades”, analisou o diretor de Recursos Humanos, Edelvan Peruzzo. O curso de Aperfeiçoamento em Gestão Pública integra as práticas de recursos humanos adotadas pela administração municipal.
A diretora administrativa da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semma), Fabiana Piccoli, destacou que a capacitação trouxe atualizações e novas ideias para sua rotina de trabalho. “Foram dicas importantes, conhecimentos que muitas vezes não temos e que facilitarão o trato com os colegas e com as outras pessoas com quem convivemos no dia a dia”, ressaltou a servidora. Renata Caríssimi, chefe da sessão financeira da Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), também garante que o conteúdo proporcionou avanços. “São vários conhecimentos novos, que nos desafiam e agregam para aprimorar a forma como trabalhamos”, disse a servidora.

Dos cinco módulos da capacitação, três encerraram na última semana. A professora Marta Martins tratou da “Gestão Estratégica na Administração Pública” abordando o planejamento governamental e os processos. Para ela, assim como na iniciativa privada, o planejamento na gestão pública é de grande importância e tem muitas semelhanças. “No setor público, o planejamento situacional é o mais adequado pois considera as características e mudanças em termos de mercado, de comunidade e de entidades”, disse a professora, que ressaltou ser possível fazer o planejamento em diversos níveis da administração e demostrou satisfação por encontrar servidores interessados na melhoria dos serviços prestados à comunidade.

Publicada em: 15/10/2019

Palestra: A vida precisa fazer sentido? Semana do Servidor 2019

Servidor!

Inscreva-se para a palestra A vida precisa fazer sentido? Reflexões sobre Propósito e Trabalho com Robledo Luza que ocorre nesta quinta (17/10).

Informações pelo telefone 3218.6097

Publicada em: 15/10/2019

Oficina de Planejamento Estratégico Pessoal | Semana do Servidor 2019

Servidor!

Na próxima quarta-feira (16/10) acontece a Oficina de Planejamento Estratégico Pessoal, das 8h30min às 10h30min, no Cadastro Único da FAS. Inscreva-se pelo telefone 3218.6097.

Publicada em: 14/10/2019

Programa Preparando a Aposentadoria incentiva vivência de novas experiências

Encontro realizado nesta quarta-feira (09/10) teve foco no lazer e bem-estar

Estimular a prática de atividades que promovam o bem-estar, o lazer e a qualidade de vida dos servidores que estão se preparando para a aposentadoria. Esse foi o objetivo do encontro realizado nesta semana entre os participantes do módulo I do Programa Preparando a Aposentadoria (PPA). O grupo de 13 servidores realizou um passeio pelo roteiro turístico Caminhos de Pedra, na Serra Gaúcha.

A atividade ocorre após uma sequência de encontros que abordaram as questões emocionais e familiares, as características do envelhecimento, os aspectos financeiros, empreendedorismo e as opções para participação em ações voltadas para a terceira idade. O reconhecimento das opções de lazer e entretenimento em locais próximos da cidade contribui para abrir horizontes, estimular o convívio social e a disponibilidade para novas experiências de vida.

Segundo a servidora Clanir Lurdes Leôncio Verdi, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), o encontro foi positivo por oferecer a possibilidade de integração e de programar a vida após a aposentadoria considerando variadas opções de atividades. “Pudemos ver alternativas, tanto para diversão como exemplos empreendedores, ao observar como as pessoas que atuam no roteiro que percorremos aproveitam os recursos disponíveis”, destacou.

O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da Diretoria de RH da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL).

Publicada em: 11/10/2019

Servidores municipais entregam mais de 100 quilos de feijão para o Banco de Alimentos

Produto foi adquirido com dinheiro arrecadado no Salchipão Solidário, realizado durante os Festejos Farroupilhas

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) realizou nesta quinta-feira (10/10) a entrega de 102 quilos de feijão adquiridos com a renda do Salchipão Solidário, realizado durante os Festejos Farroupilhas dos servidores municipais. Os alimentos foram repassados ao Banco de Alimentos da prefeitura, que atende cerca de 100 entidades de Caxias do Sul.

A atividade de arrecadação foi um momento de convívio e colaboração em que os servidores contribuíram com a aquisição dos ingressos e o trabalho voluntário na preparação dos alimentos e na apresentação artística realizada durante o encontro. “O ato é uma pequena demonstração do cuidado que o servidor tem com as pessoas com quem convive tanto dentro como fora do serviço público”, disse a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi.

“Esse movimento dos servidores demonstra a vontade de todos em ajudar ao próximo”, afirma a secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Camila Sandri Sirena. A pasta é responsável pela administração do Banco de Alimentos. Segundo Camila, a doação é de suma importância para as entidades por incrementar e auxiliar no trabalho social que elas desenvolvem.

Os Festejos Farroupilhas dos servidores municipais foram uma realização da SMRHL, com o apoio da 25ª Região Tradicionalista, Erva-Mate Jacutinga e Bolicho da Serra.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 11/10/2019

Ser Feliz: Desafios e Possibilidades com Sônia Rossetti | Semana do Servidor 2019

Servidor!

Inscreva-se para a Palestra Ser Feliz: Desafios e Possibilidades com Sônia Rossetti.

Informações 3218.6097

Publicada em: 09/10/2019

Semana do Servidor 2019 inicia na próxima segunda-feira

Com o tema “Qual o meu propósito?”, evento propõe reflexão sobre dedicação ao serviço público

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza de 14 a 28 de outubro a Semana do Servidor 2019. Em sua 18ª edição, a iniciativa tem por objetivo valorizar o trabalho desenvolvido pelos servidores municipais em todas as áreas de atuação. Durante o período, uma vasta programação oferece capacitações, atividades voltadas ao desenvolvimento pessoal e ao lazer, além da homenagem aos servidores que completam 25 anos de serviço público municipal.

A abertura oficial ocorre na segunda-feira (14/10), com o seminário “Qual o meu propósito?”, no UCS Teatro. O tema da Semana quer provocar a reflexão dos servidores municipais sobre aquilo que amam, o que os faz sentir diferente e a importância de identificar o sentido nas atividades que desenvolvem, principalmente no trabalho. As ações incentivam os participantes a pensarem sobre seu verdadeiro propósito em nível profissional e pessoal, oportunizando um processo de mudança que só pode acontecer de dentro para fora.

“Temos presente quanto tempo de suas vidas as pessoas dedicam para o trabalho e queremos que esse período seja de satisfação e uma oportunidade para desenvolverem suas habilidades e talentos”, afirma a secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi. No entendimento do diretor de Recursos Humanos, Edelvan Peruzzo, o trabalho vai além da fonte de renda, é uma oportunidade da pessoa concretizar seus sonhos e desejos deixando sua marca na sociedade e na comunidade onde vive. “Ter seus propósitos pessoal e profissional alinhados é fundamental para desenvolver as atividades com qualidade e satisfação”, destaca.
A comunidade pode assistir às atividades como a Gincana de Integração e a Festa Curta-se +. Além destas ações, a programação conta com palestras, cursos, oficinas, passeios, apresentações artísticas e atividades de integração. Entre os pontos altos estão a homenagem para 108 servidores que completam 25 anos de serviço público municipal, a Gincana de Integração e o stand up comedy de Nando Viana, chamado “Coloca o cinto que a viagem vai ser longa”. Para a retirada de ingressos do stand up, os servidores devem doar leite ou feijão, que será destinado ao Banco de Alimentos.

A 18ª Semana do Servidor é uma realização da SMRHL, por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, composta por representantes de diversas secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae), Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam) e Câmara de Vereadores. O grupo planejou o evento se reunindo semanalmente por três meses para definir ações formativas e de integração aos colegas. O evento conta com o apoio da Universidade de Caxias do Sul (UCS), Metadados, Microlins, Gênese Treinamentos, Colégio Estadual Henrique Emílio Meyer e Senar.

Publicada em: 09/10/2019

Homenagem 25 Anos de Serviço Público Municipal | Semana do Servidor 2019

Servidor,

A Homenagem aos 25 Anos de Serviço Público Municipal, que integra a programação da Semana do Servidor 2019, será prestada a 108 servidores da Administração Direta, Ipam, FAS e Samae.

O evento ocorre no dia 16 de outubro de 2019, quarta-feira, às 20 horas, na Casa da Cultura.

Clique no menu documentos e confira a relação dos servidores homenageados.

Publicada em: 01/10/2019

Folder BemViver 2019 (Outubro, Novembro e Dezembro)

Olá, servidor!

Primavera chegou e com ela o novo folder com a programação do BemViver.

Vamos aproveitar para participar das atividades deste trimestre?


As ações incluem oficinas de artesanato, lazer e palestras para você cuidar da sua saúde.

Olhe com carinho e inscreva-se!

Abração,
Nino

Acesse o arquivo no "menu" com a programação.

Publicada em: 30/09/2019

Programação da Semana do Servidor 2019

Servidor, agende-se!

A 18ª Semana do Servidor está chegando com muitas atrações para você!

Clique no menu "documentos" e confira a programação.


Participe!

Publicada em: 27/09/2019
Código de verificação
Executar