Portal do ServidorMUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Notícias

12 Anos do Programa BemViver

Na próxima semana o Programa BemViver comemora 12 Anos, são 4.380 dias de muita dedicação, esforço e preocupação com o seu bem-estar e sua qualidade de vida. Clique no menu documentos e veja o recado que o Nino tem para você!

Publicada em: 13/11/2019

Oficina de Remo, Canoagem e Vela proporciona momentos de lazer para servidores municipais

Atividade também é oferecida para a comunidade em geral

Um grupo de servidores da Prefeitura de Caxias do Sul participou da Oficina de Remo, Canoagem e Vela oferecida pelo Programa BemViver com o apoio da Secretaria de Esporte e Lazer (Smel), no último sábado (09/11). A atividade teve por objetivo a vivência dessa modalidade esportiva, bem como a integração e a realização de uma atividade diferente daquelas realizadas rotineiramente, pois a qualidade de vida dos servidores reflete positivamente no serviço prestado para a comunidade.

A oficina foi realizada em parceria com o Programa Caxias Navegar, da Smel, que oferece essa mesma atividade para a comunidade todos os sábados pela manhã com inscrições ao longo da semana pelo telefone (54) 3901-8025. Podem participar pessoas acima de 18 anos. Também é possível agendar datas para grupos que queiram conhecer as modalidades esportivas ou vivenciar um momento de integração.

O servidor Eduardo Bertoglio, da Procuradoria-Geral do Município (PGM), destacou o sentimento de gratidão pela oportunidade de participar da ação que estimula sentimentos diversos. “Foi impressionante sentir a natureza, a liberdade, a adrenalina, o medo e a vontade de cair na água, a diversão com os colegas e com minha filha”, falou, entusiasmado. A oficina é uma oportunidade de integração entre os servidores que dificilmente se encontram no dia a dia de trabalho. Nesta edição, participaram 15 pessoas entre servidores e acompanhantes, de oito diferentes secretarias ou unidades de governo.

A oficina compõe um dos quatro enfoques do programa, o de Cultura e Lazer. Um dos objetivos deste enfoque é proporcionar atividades recreativas para o aprimoramento das relações pessoais dos servidores, influenciando no ambiente de trabalho.

Publicada em: 12/11/2019

“Minha história funcional” é tema do último encontro de 2019 de grupo do PPA

Servidores concluirão atividade em 2020

Os participantes do Módulo I do Programa Preparando a Aposentadoria (PPA) tiveram nesta quarta-feira (06/11) o último encontro de 2019. Esta foi uma oportunidade de compartilhar os momentos vividos e as reflexões propostas ao longo do ano. O PPA é oferecido pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), aos servidores que pretendem se aposentar em até cinco anos.

Instigados pelo tema “Revendo minha história funcional”, os servidores compartilharam suas experiências e momentos vividos no serviço público. “Foi um encontro ‘pé no chão’, realista, no sentido de conscientizar de que precisamos realmente nos preparar para essa grande mudança que não é somente diversão e passeios, mas também momentos difíceis que teremos de enfrentar”, disse Aline Mendes, servidora da Secretaria Municipal da Saúde (SMS).

Ao longo do ano, os encontros trataram dos aspectos emocionais e legais, planejamento financeiro, saúde e envelhecimento, recursos da comunidade e aspectos familiares. “Nos encontros que tivemos até agora pude perceber que gosto e aprovo as escolhas que fiz, sinto-me em paz por ter sido fiel ao meu desejo profissional. Este programa colabora muito para termos tempo de elaborar o luto a fim de que, quando chegar a hora da aposentadoria, continuemos saudáveis mesmo com saudade”, disse Elenise Knaack, também da SMS.

Em 2020, este mesmo grupo participará do Módulo II do programa. O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da Diretoria de RH da SMRHL. O programa oferece aos servidores um espaço de reflexão sobre a aposentadoria, orientando na construção de novos projetos e colaborando para uma melhor qualidade de vida.

Publicada em: 07/11/2019

Doenças respiratórias motivam palestra para servidores de Caxias do Sul

Tema sugerido pelo Programa BemViver partiu de demandas registradas junto à Biometria Médica da prefeitura

A cena de alguém inspirando profundamente lembra liberdade, leveza, qualidade de vida. Porém, os males do sistema respiratório comprometem o bem-estar e a disposição para as atividades do dia a dia. Na Prefeitura de Caxias do Sul, essas enfermidades são a principal causa de afastamento, segundo dados levantados pela Gerência do Serviço de Biometria Médica, integrante da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). Neste sentido, o Programa BemViver promoveu nesta quarta-feira (06/11) a palestra “Prevenção de Doenças Respiratórias”.

O objetivo do encontro foi proporcionar aos servidores mais conhecimento sobre as doenças respiratórias e formas de prevenção. Segundo o pneumologista Dagoberto de Godoy, as doenças respiratórias têm um impacto importante. “Além da gravidade de algumas delas, sintomas como a falta de ar prejudicam a capacidade de exercer as atividades diárias, bem como a tosse, que gera desconforto pessoal e transmite muitas dessas doenças”, revelou.

O médico enfatizou os principais grupos de doenças respiratórias: o câncer de pulmão e as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, como enfisema pulmonar e bronquite crônica, ambas causadas principalmente pelo cigarro e que são consideradas a terceira e a quarta principais causas de morte no mundo, respectivamente.

Além dessas, a asma brônquica, atingindo principalmente os jovens, e a tuberculose, que vem aumentando nos últimos anos, contam com registro frequente nos atendimentos de saúde em todo o Brasil. Segundo Godoy, a prevenção está na eliminação o cigarro, vacinação contra a gripe e, no caso das doenças alérgicas, o cuidado com a higiene dos ambientes, especialmente aqueles com os pets, visto que são causadores de asma, bronquite e renite.

A servidora Cláudia Rech, da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), contou que enfrenta problemas com alergias e que agora poderá aplicar as sugestões no seu dia a dia. “Desmistificou a questão da vacina e fez refletir sobre os cuidados em relação a diversas doenças”, disse a fiscal sanitária, que pretende compartilhar os conhecimentos com com colegas e familiares.

“O cuidado com a saúde proporciona qualidade de vida aos servidores tanto no âmbito do trabalho, como na vida pessoal”, ressalta a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. A atividade contemplou o enfoque Saúde Integral do Programa BemViver, que aborda o bem-estar físico, mental, espiritual e social, acreditando que a qualidade das relações que a pessoa estabelece consigo mesma são fundamentais para a saúde.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 07/11/2019

Prefeitura de Caxias do Sul nomeia servidores para diversos cargos

Vinte candidatos foram chamados para atender necessidades da administração

A Prefeitura de Caxias do Sul publicou, nesta quinta-feira (07/11), o edital de nomeação nº 15/2019 chamando 20 candidatos aprovados em concurso público. Os citados devem comparecer na reunião que será realizada nesta sexta-feira (08/11), quando serão repassadas as informações sobre os procedimentos para a posse.

As nomeações são para os cargos de agente administrativo (02), auxiliar de infraestrutura (02), auxiliar de regulação (01), farmacêutico (01), médico psiquiatra (04), médico veterinário (01), motorista (07) e operador de máquinas (02). As vagas contemplam as necessidades de diversas unidades da administração.

A reunião com os candidatos nomeados ocorre às 9h, no auditório do Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição). O prazo para a posse é de 15 dias a contar da data de publicação do edital. O não comparecimento nesse período será entendido como desistência do candidato.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 07/11/2019

Prefeitura busca cooperação com instituições da área da educação para incentivar capacitação de serv

Entidades credenciadas terão seus cursos e descontos divulgados para público interno

A Prefeitura de Caxias do Sul lançou o chamamento público para instituições privadas na área da educação interessadas em conceder benefícios na forma de desconto em cursos e/ou programas aos servidores da administração pública municipal direta. A oportunidade contempla educação básica (Ensino Médio), ensino técnico, cursos de idiomas, cursos de graduação, cursos de pós-graduação (especialização, MBA, mestrado e doutorado), cursos de extensão e cursos em geral.

Como contrapartida, a prefeitura divulgará internamente todas as credenciadas e os respectivos percentuais de desconto. “Com muita frequência, recebemos pedidos de instituições da área de educação que querem divulgar seus cursos. O edital dá transparência e igualdade de oportunidade às instituições que têm o servidor como público-alvo”, lembra a secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi.

As instituições interessadas devem entregar suas propostas no período entre 11 de novembro de 2019 e 28 de fevereiro de 2020, das 10h às 16h, junto à Central de Licitações, no Centro Administrativo (rua Alfredo Chaves, nº 1.333, bairro Exposição). Todas as informações do Chamamento Público 209/2019 estão disponíveis no site www.caxias.rs.gov.br, clicando no link Licitações e, em seguida Consulta de Licitações.

“A medida incentiva as iniciativas pessoais para a qualificação, refletindo na qualidade do serviço prestado à comunidade, sem onerar os cofres públicos”, explica Vangelisa. O edital propõe que a instituição ofereça desconto mínimo de 15% de desconto sobre o valor do curso, da mensalidade, do material e/ou da matrícula aos servidores municipais matriculados ou que venham a se matricular em cursos oferecidos pelas instituições. Mais de seis mil servidores poderão ser beneficiados com o desconto.
Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 07/11/2019

Controle patrimonial: Prefeitura de Caxias do Sul possui cerca de 150 mil itens

Inventário de Bens Móveis realizou conferência em mais de 500 locais do Município

A Prefeitura de Caxias do Sul está finalizando o Inventário 2019 de Bens Móveis. O trabalho coordenado pela Gerência de Patrimônio Móvel da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) atualizou a situação de aproximadamente 150 mil itens, distribuídos em 542 locais da administração direta do Município, em um valor aproximado de R$ 65 milhões. A conferência dos bens foi realizada entre julho e setembro. Mais de 60 servidores, divididos em 10 equipes, percorreram diversos locais do Município com a missão de identificar itens como móveis e equipamentos.

“Percebemos uma nova consciência no cuidado com os bens públicos, o que resulta em redução nas inconsistências” destaca a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi. Desde 2017, a administração investiu na reorganização do setor responsável pelo controle dos bens, além da capacitação dos responsáveis de patrimônio nos locais, especialmente nas escolas, aquisição dos leitores de código de barras e a realização do leilão de bens inservíveis. Essas medidas também auxiliaram na organização e limpeza dos locais.

O leilão de bens inservíveis, realizado neste ano, deu o destino correto a bens sucateados ou que não eram mais utilizados. Paralelo a isso, efetuou a compra ou recebeu bens cedidos ou doados. “A comunidade é muito generosa. Ao doar bens para o Município ajuda a equipar as escolas, mas é muito importante formalizar essa doação através da documentação específica, evitando assim que fiquem sem o devido registro”, destaca a secretária. Durante o inventário foram cadastrados aproximadamente mil itens. A inclusão do bem como patrimônio do Município é o procedimento administrativo para que o Município possa fazer o controle e, por exemplo, investimentos com manutenção, caso necessário.

Até a metade de novembro a equipe da Gerência de Patrimônio Móvel fará a análise dos últimos processos com inconsistência. Situações de bens não localizados serão encaminhadas para apuração via processo administrativo.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 07/11/2019

Folder BemViver 2019 (Outubro, Novembro e Dezembro)

Olá, servidor!

Primavera chegou e com ela o novo folder com a programação do BemViver.

Vamos aproveitar para participar das atividades deste trimestre?


As ações incluem oficinas de artesanato, lazer e palestras para você cuidar da sua saúde.

Olhe com carinho e inscreva-se!

Abração,
Nino

Acesse o arquivo no "menu" com a programação.

Publicada em: 30/09/2019
Código de verificação
Executar