Portal do ServidorMUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Segundo dia da 17ª Semana do Servidor oportuniza confraternização

Homenagear os servidores municipais, bem como estreitar os laços entre os colegas de Município. Esse foi o objetivo da apresentação do Coral Convivendo, da Associação Jesus Senhor, que encantou os servidores públicos na tarde desta quarta-feira (17/10), no Centro Administrativo.

A ação teve a presença do prefeito Daniel Guerra e de diversos secretários municipais. “As músicas cantadas pelo coral trazem uma mensagem daquilo que é o mais importante: as pessoas que estão conosco. No ambiente de trabalho, os servidores. Estes que levam muito orgulho para fora de Caxias do Sul, com um trabalho de responsabilidade, dedicação e talento”, destacou o prefeito.

A secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi, também homenageou os servidores. “É uma extensão do carinho que a administração tem por vocês, compartilhando esta forma de agradecimento pelo trabalho realizado por todos do Município. É um momento para que nos permitamos uma pausa do trabalho e uma reflexão sobre nossa importância para a cidade”, ressaltou Vangelisa.

O repertório do coral contou com as músicas “Trem-Bala”, de Ana Vilela, “Tocando em Frente”, de Almir Sater e “Amigos Para Sempre”, composta por Andrew Lloyd Webber. Conforme a servidora do Gabinete do Prefeito, Mariléa Bueno da Silva, este momento oportunizou sentir uma união entre os colegas, despertando um pertencimento ao Município. “As músicas em nossa homenagem foram lindas, me fizeram perceber que somos mais que colegas, somos uma grande família chamada prefeitura. Situações como esta fazem com que eu me sinta valorizada”, ressaltou.

A atividade integrou as comemorações da 17ª Semana do Servidor, realizada pela SMRHL com apoio de diversas secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Samae, Ipam e Câmara de Vereadores. Mais informações na intranet, Portal do Servidor ou www.caxias.rs.gov.br.

Publicada em: 19/10/2018

Emoção marca entrega de convites para homenagem a servidores

A emoção foi um dos principais marcos da entrega dos convites para 136 servidores que completam 25 anos de serviço público municipal no ano de 2018. Muitos deles chegaram às mãos dos homenageados por meio da comissão organizadora da Semana do Servidor 2018..

Maria Iracilda Souza da Cruz, foi uma das servidoras que deixou os sentimentos aflorarem. "É uma alegria, uma gratificação para quem está há 25 anos lutando, trabalhando, atendendo a população, vendo muitas mudanças desde de o início até hoje. Quando iniciei não tinha informatização, nem mesmo telefone nas UBSs, caminhávamos muito para tomar um ônibus e chegar até elas.", afirma a auxiliar de enfermagem que atua no Serviço de Atenção Domiciliar (SAD), da Secretaria Municipal da Saúde, que ficou com olhos marejados ao receber o convite. Ela conta ter recordado dos desafios de quando iniciou no serviço público "ao receber o convite olhei minhas colegas e vi que estamos no paraíso. Naquela época ficávamos muito longe das coisas, da família, passávamos muito tempo sem poder vê-los ou conversar pois não existiam os recursos da atualidade. Estou muito feliz onde trabalho atualmente.".

Para a Secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi, "o evento é uma forma de reconhecer e valorizar o tempo de trabalho dedicado ao Município. Temos consciência dos desafios, esforços e superação dos funcionários públicos. Completar 25 anos de trabalho é um importante marco na carreira.".

Os servidores da Administração Direta, FAS e Samae serão homenageados na cerimônia que acontece na noite de 24 de outubro, na Casa da Cultura, em Caxias do Sul. A atividade integra as comemorações da Semana do Servidor.

Publicada em: 18/10/2018

Teatro de Máscaras "O Ninguém"

Servidor (a),

Veja o Espetáculo "O Ninguém"!

Aproveite a noite, leve um acompanhante e confira a peça interpretada por Cristian Beltrán. Natural do Chile, e dirigida pelo cineasta Pedro Nora, é um espetáculo inqueto onde um narrador e quatro personagens montam uma fotografia sobre o funcionamento atual dos tecidos sociais. Clique na imagem e tenha mais detalhes sobre a peça.

Os ingressos podem ser obtidos na Casa da Cultura ou na Diretoria de Recursos Humanos da SMRHL, no 1º andar do Centro Administrativo Municipal.

O valor do ingresso é R$ 10,00 por pessoa.

Quando acontece?

Data: 23/10/18 - terça-feira

Horário: 20h

Local: Teatro Municipal Pedro Parenti

Para mais informações ligue no telefone 3218-6097.

Publicada em: 18/10/2018

Prefeitura recebe mostra sobre luta das mulheres em tratamento contra câncer de mama

No mês especial dedicado à prevenção e luta contra o câncer de mama, a Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) traz ao Centro Administrativo a mostra fotográfica "Exposição de Fotos das Pacientes do Incan". A exibição apresenta a autoestima da mulher que está em tratamento da doença.

A exposição contém 22 imagens de mulheres do Instituto do Câncer do Hospital Pompéia (Incan) que estão ou estiveram em tratamento de quimioterapia, evidenciando a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama. Além disso, há pequenos depoimentos das pacientes sobre a luta contra a doença, a fim de enaltecer o esforço diário delas para superar essa fase.

"Apresentar mulheres batalhadoras, suas histórias de vida e sua luta diária contra o câncer de mama é uma forma de chamar a atenção de nossas servidoras para a importância do Outubro Rosa. A exposição capta cada sentimento das pacientes do Incan, bem como expõe o quão essencial é realizar a mamografia para que saúde da mulher não seja prejudicada", ressaltou a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi.

A mostra segue até o dia 31 de outubro no 2º andar da prefeitura. A ação é uma parceria da SMRHL, do Hospital Pompéia e do Clube do Fotógrafo, em alusão ao Outubro Rosa

Publicada em: 18/10/2018

Abertura da 17ª Semana do Servidor mobiliza mais de 300 pessoas

Mais de 300 servidores municipais participaram da abertura oficial da 17ª Semana do Servidor, nesta terça-feira (16/10), no Teatro do Centro Universitário da Serra Gaúcha - FSG. A atração ficou por conta da palestra "Fazer Acontecer e Fazer por Merecer: uma questão de atitude", do professor Jefferson Leonardo.

A solenidade teve a presença do prefeito Daniel Guerra, secretários municipais e autoridades. "Com grande esforço e ajuda de vocês, em 2017 nomeamos 625 novos servidores e, neste ano, já chegamos a 531. Também garantimos a lei do repasse da trimestralidade, o decreto que concede direitos aos professores atuantes nas bibliotecas, a compra de viaturas e ambulâncias, entre outras ações realizadas em conjunto com os servidores. Isso é o fortalecimento constante do serviço público", destacou o prefeito.

A secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi, também prestigiou a solenidade. "A Semana do Servidor é importante por proporcionar uma pausa, uma oportunidade de desligar das nossas atividades diárias e alimentar nosso espírito, olhar para nós mesmos e reconhecer como podemos ser melhores. O tema proposto para este ano nos permite refletir sobre as atitudes de nosso dia a dia, transparecendo no que fazemos perante os desafios nas tarefas diárias de trabalho", ressaltou.

Na sequência, os servidores acompanharam a palestra ministrada pelo professor Jefferson Leonardo. No encontro foram apresentadas orientações para reforçar a confiança no ambiente de trabalho, impulsionar a união entre os colegas e como converter problemas em oportunidades, entre outros aspectos. Os servidores também realizaram atividades de trabalho em equipe, dinâmicas de contato com os colegas, quebra de paradigmas e visualização de aptidões.

Para o gerente de projetos da Secretaria da Fazenda, Luis Gustavo Santos Araújo, sa dinâmicas chamaram atenção. "Achei muito boa, pois apresentou aptidões que pensei não ter com minha mão ruim, a esquerda. Foi um grande aprendizado", avaliou.

A 17ª Semana do Servidor é uma realização da SMRHL com apoio de diversas secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Samae, Ipam e Câmara de Vereadores.

Oficina de confecção de dobradura

Ainda na terça (16/10), à noite, na Biblioteca Parque, os servidores municipais participaram da Oficina de Confecção de Dobradura. Na atividade, os participantes produziram estrelas e bolas a partir do uso de folha de dobradura e papel laminado. Durante a ação, os servidores também fizeram uma confraternização. A atividade foi ministrada pela estagiária da Secretaria da Cultura (SMC), Carla Schlindewin.

Publicada em: 18/10/2018

Inscrições abertas para eleições da CIPA/CIPAG

Servidor(a),

Abriu nesta segunda-feira (15/10), o período para inscrição dos servidores interessados em se candidatar para a eleição de membros das Comissões de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (Cipa) e a Comissão Geral de Higiene, Saúde e Segurança no Trabalho (Cipag), Gestão 2018/2020.

Podem participar servidores estáveis detentores de cargo de provimento efetivo e os estabilizados da Administração Direta, Fas, Ipam e Câmara de Vereadores.

Confira o Edital Completo e participe!

Publicada em: 16/10/2018

17ª Semana do Servidor inicia nesta terça-feira

Evento objetiva valorizar e reconhecer trabalho realizado pelos profissionais do Município


A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, realiza de 16 a 26 de outubro a 17ª edição da Semana do Servidor. Durante 10 dias serão diversas ações em valorização e reconhecimento aos profissionais do Município.

Com o tema #SouAtitude, a programação conta com atividades de integração e eventos festivos em comemoração ao Dia do Servidor Público, celebrado em 28 de outubro. Para este ano, a Semana terá 16 atividades, entre oficinas, cursos e passeios, que reforçam a importância do servidor. Os destaques ficam por conta da Homenagem de 25 anos, Gincana de Integração, a Festa Curta-se+ e passeios turísticos.

Para divulgar a Semana, a equipe da SMRHL recebeu os servidores com trajes da mascote do evento, a abelha, distribuindo a programação das atividades. A ação ocorreu na última semana, no Centro Administrativo. “Estar atento à qualidade de vida do servidor, bem como oportunizar ações que qualificam e aproximam esses profissionais, é isso que pretende a Semana do Servidor. Ações como esta destacam a importância do servidor para o Município”, ressaltou um dos integrantes da Comissão Organizadora, Edelvan Peruzzo.

A abertura oficial da Semana do Servidor ocorre nesta terça-feira (16/10), com a palestra “Fazer acontecer e fazer por merecer: uma questão de atitude”, ministrada pelo professor Jefferson Leonardo. O evento ocorre às 14h, no Teatro da FSG. A maioria das atividades é gratuita. Passeios, festas e jantares são por adesão. A 17ª Semana do Servidor é uma realização da SMRHL, por meio da Comissão Organizadora da Semana do Servidor, com o apoio do Sindicato dos Servidores Municipais (Sindiserv).

Programação completa
ABERTURA OFICIAL
Palestra “Fazer acontecer e fazer por merecer: uma questão de atitude” com Jefferson Leonardo
16/10/18 - 14h
Local: Teatro FSG

OFICINA DE CONFECÇÃO DE DOBRADURA
16/10/18 - 18h30 às 20h30
Local: Biblioteca Parque

OFICINA DE MOBIGRAFIA (Fotografia com celular)
18/10/18 - 18h30 às 20h30
Local: Biblioteca Parque

CURSO DE CULINÁRIA VEGANA
Cardápio: brownie de feijão, panqueca com recheio de carne de soja, cookie de aveia com gotas de chocolate, maionese de couve flor e maionese de abacate
18/10/18 - 18h30 às 21h30
Local: Salão de Festa da Câmara de Vereadores

OFICINA DE CONFECÇÃO DE MANDALAS DE FIOS
19/10/18 - 18h30 às 20h30
Local: Biblioteca Parque

Palestra “Gestão com o Coração” com Emílio Finger
19/10/18 - 19h
Local: Câmara de Vereadores - Plenário

GINCANA DE INTEGRAÇÃO com apresentação da Banda Marcial do Cristóvão de Mendoza
20/10/18 – a partir das 10h
Local: Estacionamento da prefeitura

PASSEIO TURÍSTICO “CONHECENDO A CULTURA GERMÂNICA DE IGREJINHA”
Roteiro: Visita em duas propriedades rurais, visita ao Parque Oktoberfest. Visita guiada ao museu municipal – Vila Germânica. Visita Igreja Mãe Santíssima. Visita em cervejaria local e visita a loja de calçados. Trekking com visita ao Mirante com 1km caminhada nível fácil e oferta de produtos coloniais.
21/10/18 - Saída às 6h30 em frente ao Centro Administrativo. Retorno previsto às 20h.

TURISMO DE AVENTURA – CONHECENDO OS CÂNIONS DO SUL DO BRASIL
CAMBARÁ DO SUL: Visita aos Cânions Itaimbezinho, Fortaleza, Pedra do Segredo e Cascata do Tigre Preto – 8,5km de caminhada de nível leve a moderado.
21/10/18 – Saída às 6h30 em frente ao Centro Administrativo. Retorno previsto às 20h.

BATE-PAPO “Planejando as Férias”
22/10/18 - 19h
Local: Câmara de Vereadores - Sala Geni Pettefi

CAJU DOS SERVIDORES com participação especial de ex-atletas do Esporte Clube Juventude e SER Caxias
23/10/18 - 18h15 às 19h30
Local: Estádio Municipal

Veja a programação completa em "Documentos" - "Programação 17ª Semana do Servidor".

Publicada em: 15/10/2018

Prefeito autoriza reposição de 1,54% referente a trimestralidade

Foi publicado no Diário Oficial do Município, desta quarta-feira (10/10), o decreto que fixa o índice correspondente à média inflacionária do dos meses de julho, agosto e setembro de 2018. O percentual de 1,54%, será repassado aos vencimentos dos servidores do município já na folha de pagamento de outubro.

braso municpio de caxias do sul sem escrita
O Decreto nº 19.806/2018, que autoriza o repasse, baseia-se na Lei nº 8.294/2018, que permite a medida sem que tenha de entrar na pauta da Câmara de Vereadores. A movimentação é parte da política salarial adotada pelo Município. O cálculo foi realizado pela Secretaria Municipal de Gestão e Finanças, tendo por base a média dos índices inflacionários do IGP-M/FGV, IPC/FIPE e IPC/IEPE.

Publicada em: 11/10/2018

Definidos os agraciados do Prêmio Servidor Público Cidadão

Estão definidos os futuros agraciados com o Prêmio Servidor Público Cidadão 2018. Adriane Palhano, Jemerson Hoffmann e Silaine Teresinha Panzenhagen receberão a honraria em sessão solene do próximo dia 25 de outubro, às 19h, no plenário da Câmara Municipal de Caxias do Sul.

servidor cidadao

A iniciativa abrange os departamentos da Prefeitura e do Legislativo caxiense. Eles serão reconhecidos por trabalhos voluntários, feitos fora do horário de expediente.
A solenidade será alusiva ao Dia do Servidor Público, comemorado em 28 de outubro. A premiação está no decreto legislativo 254/A, de 3 de dezembro de 2009, proposto pelo ex-vereador Mauro Pereira.

Os nomes foram indicados pelo órgão de origem de cada funcionário de provimento efetivo. A avaliação da comissão julgadora considerou estes fatores: iniciativa, produtividade, eficiência, dedicação ao serviço, relacionamento e envolvimento com atividades comunitárias.

Nove servidores concursados formaram a comissão. Não há remuneração específica para essa função. O Executivo, o Legislativo e o Sindicato dos Servidores Municipais de Caxias do Sul (Sindiserv) indicam três componentes cada um. Para esta edição, foram: Executivo (César Augusto Parissotto, Jerusa Massignani Palavro e Mariana Ferreira Luchi), Legislativo (Milena Bartelle, Davi Martins e Cristiane da Fonseca Zanette) e Sindiserv (João Antônio Ferreira, Rita Casiraghi Moschen, Rui Miguel Borges da Silva).


Conheça os futuros homenageados

Nascida em 20 de outubro de 1977, em Caxias do Sul, a educadora social Adriane Palhano é funcionária da Fundação de Assistência Social (FAS) desde 7 de dezembro de 1998. Atua no setor de Cadastro Único e já trabalhou junto a abrigos. Como testemunha de Jeová, pelo Salão do Reino, trabalha na inserção comunitária de migrantes haitianos, por meio da difusão da língua daquele país, o crioulo haitiano. Filha de Iraldino e Zilá Galiotto, está casada com Sidnei. É mãe de Arthur, de 17 anos de idade.

Jemerson Hoffmann é caxiense, nascido em 18 de março de 1981, filho de Genésio e Jovita, casado com Taia Fabiana e pai de Joaquim, de 6 anos de idade. Começou no serviço público local em 2 de maio de 2012. Está lotado na Secretaria Municipal do Meio Ambiente, como operário e gerente de Infraestrutura. Desenvolve o Natal e o Café Solidário em bairros, incluindo São Victor Cohab, Villa Lobos e Vila Verde, além de visitas em orfanatos. Outras iniciativas dele são homenagens e humanização, na secretaria.

Professora de Educação Física, Silaine Teresinha Panzenhagen está na Rede Municipal de Ensino desde 5 de março de 1991. Na Escola Santa Corona, atua em substituição e apoio pedagógico, pela manhã, e na Educação Infantil, à tarde. Nascida em 11 de abril de 1968, é caxiense e filha de Anisio e Elita. Entre 2008 e 2014, trabalhou na Diretoria da Igreja Evangélica Luterana do Brasil, no Bairro Panazzolo. Nos últimos anos, tem se empenhado na arrecadação de fundos, em favor do cadeirante João Marques, de 11 anos de idade. O menino nunca andou, mas já fica de pé. Em janeiro de 2019, em Farroupilha, será submetido a uma cirurgia no quadril e no joelho.

Publicada em: 10/10/2018

Prefeitura promove campanha de arrecadação de acessórios para mulheres em tratamento contra o câncer

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) iniciou neste mês a 3ª edição da campanha Touca Solidária. A iniciativa busca mobilizar os servidores para a doação de toucas, lenços, mantas e boinas para tornar a vida das mulheres em tratamento contra o câncer de mama um pouco mais colorida. Os acessórios serão destinados ao Banco de Perucas da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) do Hospital Geral.

“Em 2017, arrecadamos mais de 1,4 mil acessórios para as pacientes da Unacon. Este ano, a secretaria trabalhará para que mais servidores entrem nesta ideia, ajudando a mudar a vida de muitas mulheres em tratamento. Quem doa, além de ajudar o próximo, ajuda a mudar a si mesmo. Convidamos toda população a participar”, destacou a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi.

A campanha terá pontos de coleta em todas as secretarias municipais, Fundação de Assistência Social (FAS), Samae, Ipam e Câmara de Vereadores. A ação segue até o dia 31 de outubro e é aberta a toda população. A campanha Touca Solidária é uma realização da SMRHL, por meio do Programa BemViver, e integra a programação do Outubro Rosa 2018 da Prefeitura de Caxias do Sul.

Publicada em: 09/10/2018

Homenagem aos 25 Anos de Serviço Público Municipal | Semana do Servidor 2018

Servidor,

A Homenagem aos 25 Anos de Serviço Público Municipal, que integra a programação da Semana do Servidor 2018, será prestada a 136 servidores da Administração Direta, FAS e SAMAE.

O evento ocorre no dia 24 de outubro de 2018, quarta-feira, às 20 horas, na Casa da Cultura.

Clique no "menu documentos" e confira a relação dos servidores homenageados.

Publicada em: 03/10/2018

SMRHL faz levantamento para detalhar inconsistências relatadas no pagamento dos servidores

A Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) está fazendo um levantamento que busca detalhar as inconsistências relatadas pelos servidores no pagamento dos salários do funcionalismo público. O objetivo é responsabilizar o banco, caso seja constatado descumprimento do contrato.

As divergências registradas dizem respeito a erros de processamento do próprio Santander ou de comunicação entre as instituições bancárias. “Estamos cientes do grande número de problemas registrados e estamos cobrando do Santander a regularização das situações. As divergências relativas ao crédito dos salários não têm relação com os procedimentos realizados pelo poder público. A prefeitura está cumprindo os passos previstos em lei com transparência”, esclarece a titular da SMRHL.

Os servidores que constatarem irregularidades devem procurar o banco ou a instituição onde pediram a portabilidade. Segundo dados repassados pelo Santander, mais de 950 servidores ainda não procuraram o banco, nem enviaram pedido de portabilidade. O pagamento desses servidores fica depositado na conta-salário aberta pelo empregador no banco.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 02/10/2018

Folder BemViver 2018 (Outubro, Novembro e Dezembro)

Olá servidor!

Estamos na primavera, a estação das flores, e que tal aproveitar para participar das atividades deste trimestre do calendário do Programa BemViver?

As ações incluem palestras, passeios, oficinas, campanhas e o Dia Mundial da Gentileza!

Olhe com carinho e inscreva-se nas atividades que tem mais afinidade com você! Conto com a sua participação!
Abraço,

Nino
Acesse o folder do trimestre no "menu documentos"

Publicada em: 02/10/2018

Programação da 17ª Semana do Servidor

Servidor, agende-se!

A 17ª Semana do Servidor está chegando com muitas atrações para você e sua família!
As inscrições para as atividades iniciam nesta semana.

Confira a programação no "menu" documentos.

Publicada em: 28/09/2018

Boletim Eletrônico RHL | Edição Nº 57 - Setembro/2018

Confira em "Documentos" o Boletim Eletrônico RHL do mês de setembro.

Em destaque os Festejos Farroupilhas dos Servidores e como inscrever seu colega para o Prêmio Servidor Cidadão 2018. Veja a respeito da certificação em transparência na internet que o Município recebeu pelo Tribunal de Contas do Estado do Rio Grande do Sul (TCE-RS), além da chegada do painel eletrônico na Gerência do Serviço de Biometria Médica, que garante mais acessibilidade ao atendimento.

Nas "Notas", confira algumas ações da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL) para este mês e veja sobre o recadastramento do Ipam. No espaço "Meu Colega", conheça as atribuições do cargo de secretário de escola.

No quadro "Você Sabia", encontre dicas de segurança da informação para o ambiente de trabalho. Na coluna "Servidor em Foco", o secretário de escola Nikolas Uez fala sobre as atividades que realiza na Escola Municipal Renato João Cesa.

Publicada em: 12/09/2018

Prefeitura faz alterações em decreto para recadastramento dos beneficiários do Ipam-Saúde

Prazo foi estendido para algumas situações a pedido dos servidores

O prefeito Daniel Guerra alterou o decreto nº 19.696, de 29 de junho de 2018, que regulamenta o recadastramento dos beneficiários do Ipam-Saúde. O prazo para os associados foi estendido a pedido dos servidores municipais.

O período de recadastramento estará vinculado à letra inicial do nome do associado titular, de acordo com as seguintes datas:

I– A, B e C: de 01 de junho a 31 de julho de 2018;

II– D, E, F e G: de 01 de agosto a 29 de setembro de 2018;

III– H, I, J e K: de 01 de outubro a 30 de novembro de 2018;

IV– L e M: de 03 de dezembro de 2018 a 31 de janeiro de 2019;

V– N, O, P, Q e R: de 01 de fevereiro de 2019 a 29 de março de 2019;

VI– S, T, U, V, W, X, Y, Z: de 01 de abril de 2019 a 31 de maio de 2019.

Além disso, também foi acrescentado o parágrafo único que diz: “O titular de plano individual e os dependentes com idade inferior a 16 anos estão dispensados da apresentação da certidão de nascimento”. O novo decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial do Município da última sexta-feira (29/06).

O recadastramento deve ser feito na sede do Instituto de Previdência e Assistência Municipal (Ipam), no setor de Cadastro, das 8h às 17h. O Ipam fica localizado na rua Pinheiro Machado, 2269.

Acesse o decreto no menu documentos.

Assessoria de Imprensa - Ipam

Publicada em: 02/07/2018
Código de verificação
Executar