Portal do ServidorMUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Semana do Servidor 2019 | Gincana de Integração

Servidor,

Inscreva sua equipe para participar da Gincana de Integração!

Inscrições até 04/10.

Veja o regulamento e a ficha de inscrição no menu "documentos"

Publicada em: 17/09/2019

SMRHL auxilia na adaptação de novos servidores nos locais de trabalho

Ação de Acompanhamento Coletivo de Ingresso é conduzida por técnicos da área de Psicologia e Serviço Social

A Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da Diretoria de Recursos Humanos da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), retomou no mês de setembro os grupos do segundo semestre do Acompanhamento Coletivo de Ingresso. O serviço auxilia na adaptação, oferece orientações e previne eventuais dificuldades que possam surgir nos ambientes de trabalho que recebem novos servidores nomeados. Serão realizados oito encontros com a participação de cerca de 130 servidores até o final do ano.

Aproximadamente seis meses após o ingresso, os servidores da maioria dos cargos são convidados para participar de uma conversa em grupo, conduzida por técnicos da área de Psicologia e Serviço Social que atuam na SMRHL. A modalidade de escuta viabiliza a troca de experiências prestando orientações quanto a questões relativas ao estágio probatório, postura e conduta profissionais, bem como percepções a respeito da adaptação e receptividade dos locais de trabalho.

A atividade permite acompanhar o desenvolvimento dos servidores no cotidiano de trabalho, além de ser um momento de reflexão sobre o papel do servidor público. O clima de respeito e confiança permite identificar oportunidades de melhorias relacionadas a situações gerenciais, de condições de trabalho e de necessidades de capacitação.

A atividade teve início em 2013 e foi aprimorada ao longo dos anos. Atualmente, as informações coletadas servem de subsídio para o planejamento e o desenvolvimento de políticas de recursos humanos, concretizadas em campanhas, capacitações, ações de qualidade de vida e de prevenção de doenças ocupacionais.

Publicada em: 13/09/2019

Esclarecimentos sobre o projeto de lei que trata do quadro de servidores concursados do Município de

A Prefeitura de Caxias do Sul protocolou no Poder Legislativo no dia 05 de abril de 2019, o Projeto de Lei que propõe a atualização do sistema de classificação de cargos de provimento efetivo da Administração Direta do Poder Executivo Municipal. O projeto visa a reposição de servidores em cargos vacantes da Lei nº 2.266/1975 por servidores nomeados em cargos da Lei Complementar nº 409/2012.

O projeto não tem reflexo direto na totalidade do quadro de servidores concursados. Na média, o Município mantém o mesmo número de servidores ativos desde dezembro de 2016. Pela complexidade do tema e em virtude das informações distorcidas publicadas pela imprensa, compartilhamos detalhes sobre o controle de cargos e nomeações pelo endereço https://caxias.rs.gov.br/noticias/2019/09/entenda-como-funciona-o-controle-dos-cargos-e-nomeacoes-no-municipio

Publicada em: 12/09/2019

BemViver: interação e convivência marcam oficina de arte francesa

Estímulo positivo busca refletir no bom atendimento para a comunidade

A arte francesa para a montagem de quadros decorativos foi o tema da oficina realizada nesta segunda-feira (09/09), por meio do Programa de Qualidade de Vida BemViver. Os servidores puderam montar seus próprios painéis, estimulando a criatividade e atenuando o estresse do dia a dia.

A servidora Márcia de Souza, da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), relatou que pretendia aprender mais sobre essa técnica. Para ela, além de novos conhecimentos, a oficina é uma oportunidade de conviver com os colegas. “É um momento de estreitar os laços, proporcionando uma interação que não ocorre nos encontros de trabalho, conversamos com pessoas que temos pouco contato ou conhecemos somete por telefone ou e-mail”, destacou.

A atividade foi uma realização da SMRHL, por meio do Programa BemViver. Ela compõe um dos quatro enfoques do programa, o de Cultura e Lazer, que visa proporcionar momentos de diversão e integração, com o objetivo de aperfeiçoar os laços dos servidores, refletindo na qualidade de atendimento e no ambiente de trabalho.

Publicada em: 12/09/2019

10 de setembro - Dia Mundial da Prevenção do Suicídio | 2019

#SetembroAmarelo

Essa tempestade vai passar!



Servidor(a), saiba aonde buscar ajuda!

Informações: 3218.6000 Ramal 6390

Publicada em: 10/09/2019

Programação dos Festejos Farroupilhas conta com exposição no Centro Administrativo

“Memórias pelo olhar de João Baptista Machado Vieira” já está aberta para visitação

História, cultura, confraternização e solidariedade se misturam nos Festejos Farroupilhas 2019 dos servidores municipais de Caxias do Sul. As atividades iniciaram nesta semana com a exposição “Memórias pelo Olhar de João Baptista Machado Vieira”, no térreo do Centro Administrativo. A visitação é aberta para a comunidade. A realização é da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL).

A programação segue o tema proposto pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), “Vida e obra de Paixão Côrtes”. Junto a rodas de chimarrão, passeio, oficinas e apresentações artísticas, o Salchipão Solidário vai arrecadar recursos que serão direcionados para o Banco de Alimentos da prefeitura. “As atividades foram pensadas de forma a valorizar a cultura e o relacionamento entre servidores, suas famílias e a comunidade”, destacou a titular da SMRHL, Vangelisa Lorandi.

Ainda na última semana, a Oficina de Danças Gaúchas, realizada por meio do Programa de Qualidade de Vida BemViver, oportunizou aos servidores vivenciar a cultura gaúcha aprendendo os passos de ritmos como vanera, valsa, milonga e chamamé.

Publicada em: 10/09/2019

Alternativas da comunidade são apresentadas para servidores que pretendem se aposentar nos próximos

Encontro visa estimular a participação em atividades para manutenção de uma vida ativa

Uma vida ativa após a aposentadoria para continuar contribuindo com a comunidade foi a proposta do sexto encontro do Módulo I do Programa Preparando a Aposentadoria (PPA) 2019, realizado na semana passada. Os participantes do programa conheceram as atividades desenvolvidas pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Sebrae, Parceiros Voluntários e Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Smel).

O objetivo foi divulgar as atividades existentes na comunidade e sensibilizar os participantes para o engajamento nessas ações após a aposentadoria. Manter uma vida ativa e com projetos e metas é fundamental para a saúde física e mental nesta fase, onde o desligamento do trabalho pode representar a possibilidade de desenvolver outros gostos e potencialidades. “Além de contribuir com a qualidade de vida, a disponibilidade e o conhecimento que permanecem com os servidores podem reverter em benefícios para a população”, destacou a titular da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi.

Na parte da manhã o grupo visitou o programa UCS Sênior, Educação e Longevidade. Foram apresentadas as atividades desenvolvidas pela UCS, enfatizando o envelhecimento e a importância do planejamento, entre outros aspectos relevantes para esta fase de vida. O grupo ainda teve oportunidade de vivenciar uma aula de dança e realizar um breve bate-papo com alunos do programa.

À tarde, os servidores assistiram a uma palestra sobre empreendedorismo, conhecendo as oportunidades para atuar junto a Parceiros Voluntários, com destaque para o comprometimento e o envolvimento na realização de trabalhos sociais. Eles também conheceram o Projeto Conviver da Smel, que disponibiliza atividades como ginástica e jogos em equipe, entre outras ações gratuitas voltadas especificamente para esse público.

A servidora Ilsa Lucimara Bonezi foi surpreendida pelo volume de iniciativas disponíveis e acessíveis para toda a população. “Somente fica ocioso se quiser. Caxias tem várias opções gratuitas ou com baixo custo para complementar a rotina pensadas para o aposentado, valorizando seus conhecimentos e respeitando suas limitações”, disse a participante do PPA.

O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório, integrante da Diretoria de RH da SMRHL.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 10/09/2019

Festejos Farroupilhas 2019 - confira a programação!

Servidor(a),

O mês de setembro chegou e a programação interna dos Festejos Farroupilhas conta com sua participação.
Garanta sua vaga nas Oficinas de Laço em Vaca Parada, Dicas para o preparo do chimarrão, no Passeio Caminho dos Tropeiros e no Salchipão Solidário.
Clique no menu "documentos" e confira a programação completa, faça a inscrição, prepare a pilcha e venha tomar um mate! Te aprochega!

Publicada em: 05/09/2019

Primeiras atrações da 18ª Edição da Semana do Servidor:

Servidor (a),
Confira as primeiras atrações da 18ª Edição da Semana do Servidor:

18/10 Caminhada Noturna com jantar na mata em Criúva
20/10 Trilha na Ferrovia do Vinho em Bento Gonçalves
20/10 Passeio Turístico Vales da Serra Antônio Prado / Nova Pádua
25/10 Novas Experiências São Miguel das Missões / Santo Ângelo
Clique em documentos e veja mais informações. Agende-se e participe!

Publicada em: 03/09/2019

Prefeitura de Caxias do Sul inicia inventário de bens móveis 2019

A prefeitura iniciou nesta segunda-feira (08/07) o inventário de bens móveis 2019. A ação realizada em todas as unidades da administração direta verifica a existência e a localização de 146,6 mil bens entre móveis, equipamentos, acessórios, veículos e maquinários. A Comissão de Inventário é composta por 66 servidores, divididos em 10 grupos, que passarão por 541 locais realizando o levantamento desses itens. Os participantes tiveram treinamento para a realização do inventário no mês de junho.

O procedimento de conferência através das equipes formadas por servidores de unidades que não aquelas onde é feito o levantamento estimula a manutenção da organização e a troca de experiências. Além disso, o uso dos leitores digitais deram agilidade e objetividade para o trabalho. “A metodologia adotada nas últimas edições do inventário tem permitido um controle mais efetivo do patrimônio com a redução das divergências”, afirma a secretária de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), Vangelisa Lorandi.

Realizado uma vez ao ano, o objetivo do inventário, além de uma obrigação legal, é controlar a manutenção dos bens públicos. O levantamento verifica a existência de cada item e sua localização de acordo com o cadastro patrimonial já existente. A atividade é coordenada pela Seção de Patrimônio Móvel da SMRHL e segue até 30 de setembro.

Saiba mais:

As equipes de inventário passaram por treinamento sobre o procedimento às vésperas do início do procedimento. Em caso de divergências ou falta de algum bem, a Seção de Patrimônio Móvel fará a abertura de processo administrativo e encaminhará à Corregedoria Geral para averiguação de informações. Se constatado algo irregular, será aberta sindicância.

Publicada em: 17/07/2019

Folder BemViver 2019 (Julho, Agosto e Setembro)

Olá, servidor!

Vamos aproveitar as atividades deste trimestre do BemViver?
As ações incluem oficinas de gastronomia, artesanato, dança, cursos para o seu desenvolvimento profissional além de um Bate-papo sobre Voluntariado.

Olhe com carinho e inscreva-se!

Abração,
Nino

Acesse o link com a programação.

Publicada em: 28/06/2019
Código de verificação
Executar