Portal do ServidorMUNICÍPIO DE CAXIAS DO SUL

Notícias

Prefeitura capacita servidores para cuidados e embelezamento dos jardins de Caxias do Sul

Integrantes de equipes que atuam no cultivo e manutenção de canteiros e praças públicas realizaram curso nesta semana

O curso de jardinagem destinado para servidores que atuam no plantio, cultivo e manutenção de plantas e flores das áreas públicas de Caxias do Sul encerrou nesta quarta-feira (12/06). Representantes das secretarias da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Smapa), Obras e Serviços Públicos (Smosp) e Meio Ambiente (Semma) participaram da capacitação.

O curso tem por objetivo capacitar os servidores para implantar e manter jardins internos e externos, utilizando noções de botânica, condições ambientais e tratos culturais. O conteúdo abordou temas como jardinagem, ecologia, partes da planta e suas funções, grupos de plantas e uso para jardim, caracterização do solo, irrigação, seleção, distribuição e plantio de mudas, manutenção das plantas de interior, exterior e ferramentas utilizáveis, controle de pragas, doenças e uso de equipamentos de segurança e higiene.

O servidor Ramão Alberto Santos da Silva trabalha no Horto Municipal e garante que as técnicas poderão ser aplicadas imediatamente. “As dicas para o plantio, controle de pragas, poda, limpeza e ornamentação permitem que cultivemos plantas mais bonitas para serem levadas aos parques e praças do Município”, disse. O curso teve carga horária de 24 horas mesclando conteúdos teóricos e práticos.

Publicada em: 13/06/2019

Programa BemViver: servidores encerram capacitação em LibreOffice – Calc Básico

Curso oferecido pelo Programa de Qualidade de Vida BemViver tem foco no desenvolvimento profissional

O aprimoramento do uso e o melhor aproveitamento dos recursos das planilhas Calc do software LibreOffice utilizado nos computadores da Prefeitura de Caxias do Sul estiveram no foco da capacitação encerrada nesta quarta-feira (12/06). O curso, oferecido exclusivamente para servidores, tem por objetivo a qualificação pessoal e profissional que resulta em agilidade e melhoria no desenvolvimento das atividades, aprimorando o atendimento aos cidadãos.

A atividade foi ministrada pelo técnico em informática da prefeitura, Alex Padilha. Durante quatro encontros, os servidores aprenderam a editar e salvar arquivos, inserir dados em planilhas, além de recursos de formatação, definição de células, fórmulas, funções e bloqueio. Padilha também apresentou um breve histórico sobre o sistema, bem como definições da planilha eletrônica.

Conforme Mariana Luchi, integrante do Comitê Gestor do Programa de Qualidade de Vida BemViver da prefeitura, a procura pelo curso é alta, por isso vem sendo oferecido de forma reiterada. “Isso demonstra o interesse do servidor em melhorar seu trabalho”, resumiu. A atividade teve enfoque no desenvolvimento pessoal e profissional, com objetivo de potencializar as habilidades e qualificar o trabalho realizado pelos servidores.

Publicada em: 13/06/2019

Filmes motivam interação entre participantes do Programa Preparando a Aposentadoria

Iniciativa da Secretaria de Recursos Humanos e Logística trata das mudanças após a jubilação

O Programa Preparando a Aposentadoria (PPA) realizou encontros nesta terça e quarta-feira (11 e 12/06) com servidores inscritos na atividade. O programa tem por objetivo debater assuntos relacionados à aposentadoria, como aspectos legais, emocionais, familiares e socioculturais, biologia do envelhecimento, qualidade de vida, entre outros.

O encontro com os participantes do módulo I aconteceu na quarta com uma palestra que tratou sobre os aspectos emocionais da aposentadoria e a exibição do filme “Um Senhor Estagiário”. Esta foi a segunda reunião do grupo. O servidor Mário Jorge Pereira conta que não imaginava como seria sua rotina após a aposentadoria. “As atividades do PPA estão fazendo com que eu comece a pensar sobre como vamos aproveitar esse tempo e quais os sentimentos que podem despertar a partir do encerramento de nossas obrigações diárias com o trabalho”, disse.

Na terça-feira os participantes do módulo II do programa assistiram ao filme “A Última Palavra” na sala de cinema Ulysses Geremia, no Centro de Cultura Ordovás. O formato do encontro foi sugestão dos próprios participantes. Ao final, as psicólogas Adriana Rombaldi e Gisele Dagostini promoveram uma reflexão sobre o filme, relacionando-o com a temática da aposentadoria.

O PPA é uma realização da Gerência de Acompanhamento Psicossocial e Estágio Probatório da Diretoria de RH da Secretaria Municipal de Recursos Humanos e Logística (SMRHL). O programa oferece aos servidores um espaço de reflexão sobre a aposentadoria, orientando na construção de novos projetos e colaborando para uma melhor qualidade de vida.

Assessoria de Imprensa – SMRHL

Publicada em: 13/06/2019

Prefeitura realiza leilão de bens inservíveis

Lances serão recebidos em evento público no dia 27 de junho

A Prefeitura de Caxias do Sul realiza um leilão público presencial, tipo maior lance, para alienação de bens inservíveis do Município e da Fundação de Assistência Social (FAS), no dia 27 de junho, às 14h, no auditório do Centro Administrativo. Fazem parte do leilão equipamentos de informática, mobiliário em geral, equipamentos médicos, odontológicos e laboratoriais, equipamentos eletrônicos, utensílios domésticos e demais bens móveis sucateados.

Antes do encaminhamento para o processo de alienação, cada bem passa pela avaliação das comissões de patrimônio do município, com laudo técnico de avaliação. “A medida dá destino aos itens, otimiza espaços e reverte em recursos para o Município”, diz a secretária de Recursos Humanos e Logística, Vangelisa Lorandi.

Os bens estão agrupados em 31 lotes, sendo que cada um será leiloado na sua totalidade, não sendo possível o desmembramento dos itens. Os interessados poderão agendar visita para conhecer os bens. O edital do leilão com todas as informações, contatos para agendamento de visitas e imagens dos lotes estão disponíveis no site www.caxias.rs.gov.br, na área “Licitações”.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 12/06/2019

8ª Sipat da Prefeitura de Caxias do Sul encerra com mais de 1,2 mil participações

Slogan “Cuide-se: um sorriso te espera em casa” continuará sendo abordado em forma de campanha

O vínculo emocional, a lembrança de quem aguarda pelo retorno para casa após o dia de trabalho e os cuidados que os servidores devem ter em seus locais de trabalho foram alguns dos marcos da 8ª Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho (Sipat). Mais de 1,2 pessoas foram alcançadas, no período entre 03 e 07 de junho, com a realização de 26 atividades entre palestras, ações educativas e de saúde, apresentações teatrais e musicais e o plantio de mudas.

A blitz Educativa Trânsito Seguro avaliou a condição de aproximadamente 200 veículos oficiais do Município que circulam pelas vias públicas. Na área de prevenção, a parceria com o Fátima Saúde oportunizou a medição de pressão arterial e os testes de IMC. As atividades realizadas ao longo da última semana abordaram temas como riscos psicossociais, saúde mental, prevenção e combate a incêndio, segurança no trânsito, stress, ergonomia, destinação de resíduos domésticos, prevenção e enfrentamento da violência. Foram realizadas ainda apresentações teatrais e musicais e plantio de mudas.

A servidora Tânia Mara Concer Viero, que atua na Unidade Básica de Saúde (UBS) Fátima Baixa, participou da palestra de encerramento. Para ela, o encontro foi válido para despertar a empatia com os colegas de trabalho. “Foi um aprendizado que vale para o dia a dia, já percebi em mim algumas mudanças”, revelou. A Sipat tem entre seus objetivos a promoção do conhecimento e conscientização dos servidores sobre prevenção de acidentes, saúde e segurança no local de trabalho.

A campanha “Cuide-se: um sorriso te espera em casa”, lançada na Sipat, terá continuidade com os materiais publicitários divulgados nos canais virtuais de comunicação. “No que diz respeito à segurança, saber que alguém nos espera faz com que tenhamos atitudes preventivas”, destaca Vangelisa Lorandi, titular da Secretaria de Recursos Humanos e Logística (SMRHL), ao enfatizar que o trabalho diz respeito a somente uma parte da vida. A campanha conta com materiais impressos e digitais que trazem imagens de familiares e um animal de estimação que diariamente aguardam o retorno do servidor após o dia de trabalho.

A Sipat 2019 foi desenvolvida pela Diretoria de Recursos Humanos da prefeitura, em conjunto com os integrantes das CIPAs e CIPAG. O evento foi uma realização da SMRHL.

Assessoria de Imprensa - SMRHL

Publicada em: 10/06/2019

Folder BemViver 2019 (Abril, Maio e Junho)

Olá, servidor!

Que tal aproveitar para participar das atividades deste trimestre do calendário do Programa BemViver?

As ações incluem palestras, passeio, oficinas e campanhas.

Olhe com carinho e inscreva-se nas atividades que tem mais afinidade com você!
Conto com a sua participação!
Abraço,

Nino

Acesse o menu "documentos" e veja programação completa do trimestre do BemViver.

Publicada em: 28/03/2019
Código de verificação
Executar